Pesquisar
Close this search box.

Maneira simples e deliciosa de fazer uma feijoada leve e saborosa.

feijoada

Uma feijoada, ou “feijoadinha” para os mais íntimos, tem o seu lugar, não é mesmo? Pensando nisso e focando em quem gosta de uma boa feijoada tipo “light”, resolvi compartilhar com vocês uma receita básica para esse prato, que vai fazer você degustar sem remorso.

Primeiramente, é importante dizer, que esta é uma versão de feijoada mais leve, como faço no vídeo lincado anteriormente, que utiliza ingredientes mais saudáveis sem perder o sabor característico desse prato tradicional.

Para começar, vamos separar os ingredientes, fácil de encontrar em qualquer mercado, vamos lá!

Ingredientes para a feijoada:

500g de feijão-preto

300g de carne magra (como lombo, paio, carne seca) cortada em cubos pequenos

200g de linguiça de frango defumada cortada em rodelas

1 cebola média picada

3 dentes de alho picados

1 folha de louro

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Cheiro-verde picado (salsa e cebolinha) para finalizar

Modo de preparo:

A princípio, para começar o preparo, em uma panela de pressão, coloque o feijão-preto e cubra com água. Deixe de molho por aproximadamente 1 hora.

Em seguida, após o tempo de molho, escorra a água e adicione água fresca suficiente para cobrir o feijão. Leve a panela de pressão ao fogo alto e cozinhe por cerca de 30 minutos a partir do momento em que a panela começar a chiar.

Enquanto o feijão cozinha, em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.

Agora, adicione a carne magra e a linguiça de frango à frigideira e refogue até que fiquem douradas por igual.

Quando o feijão estiver cozido, retire a pressão da panela e abra-a. Adicione o refogado de carne e linguiça, a folha de louro e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Ainda assim, volte a panela ao fogo médio e cozinhe por mais 15-20 minutos, sem a pressão, para apurar o sabor.

Contudo, para finalizar, retire a folha de louro antes de servir.

Feijoada light finalizada, acompanhada de arroz integral, couve refogada e farofa de mandioca, se desejar. Polvilhe com cheiro-verde picado por cima para finalizar.

Conclusão:

Em suma: essa versão de feijoada light é menos calórica, pois ao utilizar cortes de carne magra e linguiça de frango, além de evitar o uso de carnes defumadas mais gordurosas. Mas você pode adaptar a receita de acordo com suas preferências e restrições alimentares.

Aproveite sua feijoada mais leve sem prescindir do sabor! Bom apetite!

Veja mais conteúdos!

5/5
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.